inscrições encerradas

Inscrições

Encerradas.

Qualificação: Curso - Interdisciplinar

Drones na Gestão Pública: Planejamento, mapeamento e monitoramento - 1ª edição - Turma Confirmada

Realização

  • Realização

Objetivo

Expor aos participantes as técnicas e requisitos necessários para utilização de drones com diversas finalidades, desde o planejamento, mapeamento e fiscalização. O curso contempla desde as especificações de diferentes tipos de drones e suas vantagens, a legislação vigente para utilização destes equipamentos e aplicações em diversas áreas da gestão municipal.

Além disso, o curso expõe todas as etapas envolvidas para geração de produtos cartográficos como ortomosaicos e modelos digitais de superfície e de terreno, com diversas demonstrações de produtos gerados com drone.

Público Alvo

Profissionais de órgãos públicos de diversas áreas como planejamento, meio ambiente, agricultura bem como outros interessados que pretendem utilizar esta tecnologia nas suas atividades.

 

Pré-requisitos

Para este curso não há pré requisito.

Programa

Introdução e conceitos; 

 

Tipos de drones e tipos de produtos; 

 

Regulamentação; 

 

Planejamento do mapeamento; 

 

Aquisição dos dados; 

 

Processamento dos dados;

 

Análise de qualidade dos produtos gerados; 

 

Aplicações dos Drones nos órgãos públicos.

Instrutor

Francisco P. Garcia

Geólogo e mestre em geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como geólogo da prefeitura municipal de Farroupilha de 2014 a 2018, como parte da equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente. Atualmente é Geólogo do Estado do Rio Grande do Sul, atuando no DRH (Departamento de Recursos Hídricos). Desde 2014, vem trabalhando com drones e levantamentos aerofotogramétricos aplicados a engenharia, meio ambiente, mineração e o uso desta tecnologia na gestão pública.

                                       

Guilherme S. Hoerlle

Graduado em Geologia, atualmente é doutorando em geociências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou como geólogo na empresa Ecoplan Engenharia LTDA na equipe de estudos e gestão ambiental. Desde 2014, tem trabalhado e pesquisado o uso de drones em levantamentos aerofotogramétricos aplicados a geologia, meio ambiente e engenharia civil.

 

Felipe Dille Benevenuti 

Engenheiro de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrando na área de Planejamento Mineiro na UFRGS. Tem experiência nas áreas de prospecção e mapeamento com drones, tendo trabalhado na empresa francesa Info GéoDrones, em 2016. Trabalhando na VoeGeo desde 2017, tem afinidade nas áreas de planejamento, mineração e mapeamento com drones.

 

Carga Horária

16 horas

Observações

A confirmação do curso será formalizada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

A organização/coordenação reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamento de inscrição por parte do participante, deverá ser efetivada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

Na categoria estudante (alunos de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado), deve ser apresentado o comprovante de matrícula vigente.

No valor do curso estão incluídos material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único)cartão de crédito (parcelado em 2 vezes (sem juros) e 3 a 6 vezes (juros 4%) (American, Banricompras, Visa, Mastercard, Hipercard, Elo) ou empenho.

Informações: qualificacao@senge.org.br - Telefone: 51 3230 1655