inscrições abertas

Faltam

1 dia(s)

para encerrar as inscrições!

Qualificação: Curso - Interdisciplinar

Segurança Comportamental como base para a prevenção de acidentes - 2ª edição

Realização

  • Realização

Objetivo

  • Apresentar e discutir a importância das questões comportamentais como causa de acidentes pessoais, materiais e ambientais.
  • Orientar líderes industriais como desenvolver equipes de modo que cada colaborador atue como  na sua área de atividade e que o grupo como um todo trabalhe de forma interdependente propiciando ambiente para a otimização da segurança e produtividade.

 

 

Público Alvo

  • Gestores e técnicos industriais formados ou em formação para atuar nas áreas de Segurança do Trabalho, Produção, Manutenção, Recursos Humanos e demais áreas que tenham interesse em conhecer metodologias eficazes para envolver todos colaboradores de uma empresa de modo a otimizar e tornar mais seguras as atividades a serem realizadas.

 

Pré-requisitos

  • Interesse em desenvolver habilidades para envolver pessoas em todo ciclo de planejamento, implantação e melhoria de procedimentos e práticas de trabalho de forma que cada colaborador se aproprie integralmente de suas atividades.

 

Programa

  • Fases da Evolução Conceitual da Segurança – Da Análise de Acidentes a Prevenção de Perdas.
  • Relação do Comportamento com Acidentes.
  • Evolução de Cultura - Fases Reativa, Dependente, Independente e Interdependente
  • Conceito de Dono – Responsabilidades de Cada Colaborador
  • Concepção atual de Papel dos Líderes e dos Profissionais da Segurança do Trabalho
  • Sistemas de Gestão de Empresas Líderes em Segurança do Trabalho
  • Governança – Estruturas de Comitê e Subcomitês
  • Técnica de Observação Comportamental – Exercício Prático

 

Instrutor

Luiz Fernando Bodanese

Engenheiro Químico, Engenheiro de Processamento Petroquímico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Supervisor de Radioproteção, Mestre em Engenharia de Materiais. Foco profissional em Segurança de Processos, Desenvolvimento Comportamental e Sistemas de Gestão de Processos Industriais. Carreira profissional incluiu atuação como Engenheiro de Utilidades e Segurança na Copesul, responsável por Segurança Industrial e Meio Ambiente da Ipiranga Petroquímica e Braskem, Gerente Corporativo de Meio Ambiente na Gerdau, Engenheiro de Grandes Riscos na AGF Brasil Seguros. Experiência internacional em áreas de Segurança Industrial e Meio Ambiente da Hoechst na Alemanha e como representante para Hazop em Projeto Petroquímico na Itália. Consultoria para empresas de sísmica, produção de petróleo e mineração no Rio de Janeiro. Implantação de Sistema de Gestão de Segurança baseado em Desenvolvimento Comportamental no Grupo Maggi (Agroindústria).

 

Carga Horária

8 horas

Observações

A confirmação do curso será formalizada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

A organização/coordenação reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamento de inscrição por parte do participante, deverá ser efetivada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

Na categoria estudante (alunos de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado), deve ser apresentado o comprovante de matrícula vigente.

No valor do curso estão incluídos material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único)cartão de crédito (parcelado em 2 vezes (sem juros) e 3 a 6 vezes (juros 4%) (American, Banricompras, Visa, Mastercard, Hipercard, Elo) ou empenho.

Informações: qualificacao@senge.org.br - Telefone: 51 3230 1655