inscrições abertas

Faltam

26 dia(s)

para encerrar as inscrições!

Qualificação: Curso - Interdisciplinar

Instalação de Sistemas Fotovoltaicos – 4ª edição - Turma Confirmada

Realização

  • Realização

Objetivo

Preparar os profissionais para realizarem implantações de sistemas fotovoltaicos de maneira segura, correta e eficiente, para que se tenha garantia do funcionamento e da durabilidade do sistema. Além disso, o curso visa suprir a falta de instaladores no setor. No primeiro dia de curso, são vistos todos conceitos de instalação em sala de aula, sempre do ponto de vista prático, cobrindo todos equipamentos e etapas de uma instalação fotovoltaica. Então serão apresentados cases com o passo-a-passo de instalação e será passado um exercício de caso real onde os alunos deverão projetar a instalação do mesmo. No segundo dia, será dada apenas a parte experimental, onde os alunos realizam a montagem de um sistema de 1,5kW ligado à rede. Além desse curso é interessante os alunos realizarem cursos de NR-35 (segurança em altura) e NR-10 (segurança de instalações elétricas de baixa tensão) antes de atuarem como instaladores no setor.

 

Público Alvo

Profissionais que atualmente já trabalham em instalações elétricas ou em construção civil, engenheiros eletricistas, mecânicos, civis, ambientais e agrônomos, estudantes de arquitetura e engenharia e empresários ligados ao setor.

 

Pré-requisitos

Desejável ter realizado o curso “Energia Solar Fotovoltaica – Desenhos e Aplicações no Brasil” disponível no SENGE-RS e possuir conhecimento básico de eletricidade.

 

Programa

Instalação de SFCR

Etapas Preliminares

Ferramentas necessárias

Recomendações de segurança

Normas de segurança

Equipamentos de proteção individual

Instalação Mecânica dos Módulos Fotovoltaicos

Sistemas de fixação

Associações elétricas

Ligação série/paralelo entre módulos fotovoltaicos

Formação de strings e arranjos

Instalação Mecânica dos Inversores

Instalação Mecânica dos Dispositivos de Proteção

Instalação Elétrica

Diagramas de ligação

Encaminhamento dos cabos CC

Encaminhamento dos cabos CA

Aterramento

Conexões do inversor

Conexões dos dispositivos de proteção

Chaves seccionadoras

Fusíveis

Disjuntores

DPS

Conexão com a rede

Passo a passo de uma instalação fotovoltaica

Solução de Problemas

 

Instrutor

Rodrigo Rutsatz

Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Master in Business and Administration (MBA) em Gestão Empresarial pela Unisinos, com experiência em geração distribuída a mais de três anos. TCC do MBA em estratégia e estruturação de negócio de distribuição de materiais para o setor de energia fotovoltaica no mercado brasileiro. Conselheiro da Associação Gaúcha de Energia Solar (AGESOLAR) desde a fundação da mesma. Coordenador do setor de Geração Distribuída da Epi Energia Projetos e Investimentos há 3 anos, definindo estratégias e desenvolvendo novos negócios, implantando e supervisionando mais de 500kW em projetos, avaliando viabilidade economico-financeira de projetos e formação tributária e jurídica de SPEs para negócios. Atualmente, desenvolvendo projetos de grande porte de Geração Distribuída de energia solar fotovoltaica. Nas atividades de direção, trabalhou-se na estratégia empresarial e posicionamentos de empresas no setor de energia do mercado brasileiro.

 

Carga Horária

16 horas

Observações

 

A confirmação do curso será formalizada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

A organização/coordenação reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamento de inscrição por parte do participante, deverá ser efetivada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

Na categoria estudante (alunos de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado), deve ser apresentado o comprovante de matrícula vigente.

No valor do curso estão incluídos material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único), cartão de crédito (parcelado em 2 vezes (sem juros) e 3 a 6 vezes (juros 4%) (American, Banricompras, Visa, Mastercard, Hipercard, Elo) ou empenho.

Informações: qualificacao@senge.org.br          Telefone: 51 3230 1622