inscrições abertas
Faltam 3 dias para o início

Qualificação: Curso - Interdisciplinar

Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC)

Realização

  • Realização

Objetivo

Fundamentar o tema, através da compreensão do panorama geral no Brasil e no mundo; apresentar os pilares típicos da RSC (direito trabalhista, direitos humanos, saúde e segurança e meio ambiente) e seus principais requisitos legais; realizar overview das normas S.A 8000, ISO 16001 e ISO 26000; apresentar metodologias para condução de auditorias internas conforme a norma ISO 19011; fixar conhecimentos por meio de estudo de caso da empresa ABC – dossiê fictício.

Público Alvo

Público acadêmico/profissional com interesse no tema, profissionais de RH, saúde, segurança, meio ambiente e afins, pessoas interessadas em estabelecer um programa de auditoria interna de RSC.

Pré-requisitos

Para este curso não há pré-requisitos

Programa

Histórico da Responsabilidade Socioambiental Coorporativa (RSC) no Brasil e no mundo;

Ciclo PDCA e sua importância no processo de melhoria;

Como estar em compliance aos pilares da responsabilidade socioambiental no Brasil? Visão prática dos principais requisitos legais com relação a:

- Trabalho Infantil;

- Trabalho Forçado;

- Saúde e Segurança Ocupacional;

- Meio ambiente;

- Liberdade de Associação e Direito a Negociação Coletiva;

- Discriminação;

- Práticas Disciplinares;

- Jornada de Trabalho;

- Remuneração;

- Terceirização.

Avaliação de processos produtivos: indústria do calçado, metal mecânica, alimentícia, transformação de plástico, gráfica entre outras;

Sistema de Gestão Ambiental e Saúde e Segurança Ocupacional: compreendo pontos fundamentais à responsabilidade socioambiental (planejamento x melhoria);

Overview dos requisitos dos Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social;

- S.A 8000;

- ABNT NBR 16001.

Overview das diretrizes da ISO 26000;

Responsabilidade social e o impacto na cadeira de fornecimento: contextualização de exigências específicas de algumas marcas;

Estabelecendo um programa e metodologia de auditoria interna visando continuo atendimento destes itens: visão geral da norma NBR ISO 19011.

 

Instrutor

Mebur Bardini

Formado em Engenharia Ambiental. Mestrando em Tecnologia Ambiental, com tese voltada à aplicação da ferramenta de Análise do Ciclo de Vida (ACV) em indústria de embalagem plástica. Especialista em Perícia, Auditoria & Gestão Ambiental (IPOG). Lead Auditor em Sistema de Gestão Ambiental - NBR ISO 14.001, cadastrado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM (CCAAMB nº 008/2013). Consultor Técnico Ambiental registrado no IBAMA. Instrutor e auditor externo em certificadora. Profissional com experiência em auditorias (SGA e SGQ) e implantação de SGA (conforme norma NBR ISO 14.004:2004). "Lead auditor em Sistema de Gestão da Qualidade - ISO 9.001:2008".

Carga Horária

24 horas

Observações

A organização reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamentos de inscrições serão aceitas até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrições canceladas com pagamento efetuado poderão optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

No valor do curso estão incluídos o material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único), cartão de crédito (em até três vezes) ou empenho.

Informações: senge.eventos@senge.org.br  - Telefone: 51 3230 1622