inscrições abertas

Faltam

93 dia(s)

para encerrar as inscrições!

Qualificação: Curso - Interdisciplinar

Fiscalização de Obras Públicas com uso de Práticas de Gestão de Projetos

Realização

  • Realização

Objetivo

Capacitar os participantes para o acompanhamento e fiscalização de empreendimentos públicos, visando garantir a qualidade, o escopo, o prazo e o custo das obras, apresentando novos conceitos de fiscalização com enfoque em gerenciamento e planejamento das obras baseados nas práticas mundiais de gestão de projetos do PMI®. Analisar falhas, causas e modos de evitá-las, melhorando a performance executiva dos contratos públicos.

 

Público Alvo

Gerentes de Projetos, Gerentes de Contratos, Engenheiros, Arquitetos, Coordenadores, Fiscais, Auditores e Técnicos responsáveis por licitações de Projetos, Contratos e Obras Públicas.

 

Pré-requisitos

Este curso é destinado para profissionais da área pública.

Programa

Conhecimentos básicos de projetos de arquitetura e engenharia, finalidade dos projetos de obras

 

Tipos de projeto de Obras de Engenharia (estudo de concepção, anteprojeto, projeto básico, projeto executivo, built)

 

Componentes de Projetos de Arquitetura e Engenharia (plantas e desenhos técnicos, memorial descritivo, memória de cálculo de dimensionamento, memória de cálculo de quantitativos, orçamento e cronograma físico-financeiro)

 

Restrição tripla escopo x prazo x custo e suas implicações (projeto, recursos humanos, produtividade, metodologia construtiva, sistema de gerenciamento de custos)

 

Gerenciamento de Projetos com base na norma PMBOK® (definição, áreas de conhecimento, processos, ciclo de vida nas obras, custos)

 

Planejamento de obras através de Cronograma Máster de Controle, prazos de duração das diversas atividades e suas inter-relações, elaboração de cronograma e datas marco

 

Determinação caminho crítico das obras, verificação de folgas de prazo das obras e revisão nas formas de acelerar/manter/reduzir os prazos

 

Definições e análise da forma de controle dos principais recursos da obra

 

Reunião de partida da obra (kick off meeting), sistemática e estrutura de controle (EAP) e fiscalização

 

Controles de evolução da obra de curto, médio e longo prazo e comparativos planejado x Realizado através dos cronogramas físicos e cronogramas financeiros

 

Revisão dos instrumentos de apontamentos de campo e apresentação de novos instrumentos: PLS e levantamento fotográfico

 

Critérios de aceitação dos serviços e do recebimento da obra.

 

Avaliação geral e estudo de casos de avanços em licitações

 

Instrutor

Rogério Dorneles Severo

Engenheiro Civil formado, na UFRGS, certificado PMP® (Project Management Professional) concedido pelo PMI®, certificado CRK® Notório Saber em Engenharia de Custos concedido pelo IBEC® afiliado ICEC® e Especialização em Saneamento e Engenharia Ambiental realizado na PUC-RS. É consultor e palestrante e está à frente da Technique desde 1997 como gestor. Profissional com vivência internacional e mais de 20 anos de experiência em empreendimentos de engenharia. Trabalha com Lean & Gestão de Projetos aliado as práticas de Engenharia de Orçamento, Planejamento, Engenharia do Proprietário e Gestão de Contratos nos segmentos industrial, energia renováveis, óleo&gás, saneamento, infraestrutura, comercial e imobiliário.

É voluntário brasileiro há mais de 10 anos no PMI®, participa no PMI-RS do Conselho Consultivo, trabalhou nas equipes de Revisão da Norma Construction Extension of the PMBOK em 2015/2016, de validação da Tradução para o português da atual versão da Norma PMBOK 6ª edição em 2016/2017 e na validação da Tradução para o português da atual versão da Norma Standard for Program Management em 2017/2018. Esteve também no RCP Advisory Group do PMI Global entre 2015 e 2017. Participa do SENGE-RS como Diretor no Núcleo Metropolitano. É instrutor de Cursos in Company sobre orçamento, fiscalização pública e gestão de projetos além de ser professor convidado em cursos de MBA´s nas universidades UFRGS, Unisinos, UCS, IBGEN e FSG. É co-autor do livro “O Gerente de Projetos Inteligente – Depoimentos de quem sabe fazer projetos”, lançado pela Editora Brasport em 2017.

 

Carga Horária

12 horas

Observações

A confirmação do curso será formalizada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

A organização/coordenação reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamento de inscrição por parte do participante deverá ser efetivada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

Na categoria estudante (alunos de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado), deve ser apresentado o comprovante de matrícula vigente.

No valor do curso estão incluídos material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único), cartão de crédito (parcelado em 2 vezes (sem juros) e 3 a 6 vezes (juros 4%) (American, Banricompras, Visa, Mastercard, Hipercard, Elo) ou empenho.

 

Informações: qualificacao@senge.org.br - Telefone: 51 3230.1622