inscrições abertas

Faltam

55 dia(s)

para encerrar as inscrições!

Qualificação: Curso - Interdisciplinar

O Código de Edificações e Obras como Ferramenta de Projeto

Realização

  • Realização

Objetivo

Conhecimento básico do regramento geral para elaboração de projeto de edificações no meio urbano.

Público Alvo

 Estudantes e profissionais de arquitetura em edificações e correlatas, fiscais dos setores público e privado e público em geral.

Pré-requisitos

 Conhecimento básico de leitura e compreensão de um projeto de edificações. 

Programa

1. INTRODUÇÃO – A ferramenta e o Plano Diretor; Estrutura formal e aplicada – abrangência, princípios, responsabilidades;

2. NORMAS E PROCEDIMENTOS – Informações urbanísticas, aprovação e licenciamento; habite-se, procedimentos especiais, outros;

3. RELAÇÕES E INTERFACES COM O ESPAÇO PÚBLICO;

4. EDIFICAÇÕES;

5. SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE;

6. PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO, HISTÓRICO E CULTURAL;

7. PONDERAÇÕES APLICADAS;

Instrutor

Maria da Graça Dutra Ilgenfritz

Arquiteta e Urbanista (ULBRA,1985). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (PUC,1990). Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS,2012). Consultora em urbanismo e meio ambiente. Experiência no setor público com atuação na área de Planejamento Urbano, Regional e Meio Ambiente. Atuou na METROPLAN/RS (1999/2000) como Assessora Técnica Especializada, na SMAM/PMPA (2001/2002) como Supervisora de Meio Ambiente, na SPM/PMPA (2003/2004), como Supervisora de Planejamento Urbano. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo/ Depto de Urbanismo na ULBRA/CANOAS desde 2003. Áreas de atuação: planejamento e desenvolvimento urbano e regional, planejamento estratégico, urbanismo e meio ambiente, Planos Diretores, Planos de Desenvolvimento Local. Atua na Prefeitura Municipal de Canoas como Diretora Executiva do Instituto Canoas XXI, órgao de planejamento urbano e regional que, entre outras atividades, coordena a Revisão do Plano Diretor Urbano Ambiental e a elaboração do Plano Diretor Cicloviário de Canoas. 

 

Carga Horária

12 horas

Observações

Observações:

A organização reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamentos de inscrições serão aceitas até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

Inscrições canceladas com pagamento efetuado poderão optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

No valor do curso estão incluídos o material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único), cartão de crédito (em até duas vezes) ou empenho.

Informações: qualificacao@senge.org.br

Telefone: (51) 32301622/ 32301655/ 32301632/ 32301637