qualicação cancelada

Inscrições

Encerradas.

Qualificação: Curso - Interdisciplinar

Elaboração de PPCI – Segurança Contra Incêndio – 16 horas - Turma Confirmada

Realização

  • Realização

Objetivo

MÓDULO I – Introdutório PPCI (8h)

Objetivos

Apresentar os conceitos básicos da Legislação Estadual sobre Segurança Contra Incêndios e os procedimentos de elaboração de PPCI para apresentação ao Corpo de Bombeiros. Trata-se de um módulo introdutório que tem como objetivo apresentar ao aluno um conhecimento sobre a legislação com a aplicação de exercício prático. 

 

MÓDULO II – Elaboração de PPCI (8h)

Objetivos

Aprofundar os conceitos da Legislação Estadual sobre Segurança Contra Incêndios e os procedimentos de elaboração de PPCI para apresentação ao Corpo de Bombeiros de forma complementar ao Módulo I do Curso de PPCI. Trata-se de um módulo que tem como objetivo complementar os conceitos vistos no Módulo I, apresentando ao aluno um conhecimento sobre a legislação, Instruções Técnicas e Normas Técnicas, com o estudo de cases e elaboração de exercício prático de PPCI.  

 

 

Público Alvo

Engenheiros, Arquitetos, estudantes e áreas afins.

 

Pré-requisitos

Formação superior e/ou estudantes nas engenharias, arquitetura, técnicos e áreas afins.

Programa

MÓDULO I – Introdutório PPCI (8h)

Serão abordados no curso os seguintes tópicos:

Introdução aos incêndios históricos

Conceitos Básicos de SCI

Principais tópicos da Legislação Vigente e das Resoluções dos Corpos de Bombeiros, incluindo:

- Lei Federal 13425/17, Lei Estad. 14924/16 e Dec. Estad. 53.280/16 e Resoluções do Corpo de Bombeiros (RTT/2017; RTCBMRS 05 parte 1.1/2016 - Procedimento para PPCI; RTCBMRS 05 parte 3.1/2016 Procedimento para PSPCI; RTCBMRS 05 parte 07/2016 – PPCI para Edificações Existentes)

  • Procedimentos Administrativos sobre PPCI
  • Introdução ao SISBOM
  • Exemplo Prático e Conclusão

 

MÓDULO II – Elaboração de PPCI (8h)

Serão abordados no curso os seguintes tópicos:

Introdução e Revisão de Conceitos Básicos de SCI

Principais tópicos da Legislação Vigente: Lei Federal 13425/17, Lei Estad. 14924/16 e Dec. Estad. 53.280/16 e Resoluções do Corpo de Bombeiros (RTT/2017; RTCBMRS 05 parte 1.1/2016 - Procedimento para PPCI; RTCBMRS 05 parte 3.1/2016 - Procedimento para PSPCI; RTCBMRS 05 parte 07/2016 – PPCI para Edificações Existentes; RTCBMRS 11/2016 - Saídas de emergência; RTCBMRS 14/2016 – Extintores; IT SP 06, 08, 09 e 10; Legislação sobre taxas e penalidades). Orientações iniciais sobre a NBR 13434 - Sinalização de emergência (nível básico);

  • Procedimentos Administrativos sobre PPCI (Instruções Normativas e Portarias)
  • Cases
  • Exercício prático para elaboração de PPCI

Instrutor

Fernanda Ribas

Engenheira Civil, graduada pela UFRGS e Pós-Graduada em Segurança Contra Incêndio e Pânico em edificações e áreas de risco pela UNISINOS. Possui diversos cursos de extensão e qualificação profissional na área de segurança contra incêndios e pericias. Ministra minicursos de PPCI deste 2016, inclusive com participação no III-Congresso Internacional de Gestão Tecnologia e Inovação na URI-Erechim. Atualmente, atua com a elaboração de PPCIs no Estado do Rio Grande do Sul, principalmente na Região de Porto Alegre, e está concluindo a pós-graduação em Pericias, Auditoria e Avaliações.

 

Ricardo Maestri

Engenheiro Civil graduado pela UFRGS, Pós-Graduando em Segurança contra Incêndio e Pânico em Edificações e Áreas de Risco pela UNISINOS. Possui expertise em projeto e execução de PPCI no RS e em SC nas ocupações residenciais, comerciais e industriais, com participação em congressos e seminários da área. Ministra cursos desde 2015. Diretor do Núcleo Metropolitano SENGE (2011 – 2014). Credenciado na Caixa Econômica Federal para acompanhamento e avaliação de obras.

 

 

Carga Horária

16 horas

Observações

A organização reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamentos de inscrições serão aceitas até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrições canceladas com pagamento efetuado poderão optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

No valor do curso estão incluídos o material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único), cartão de crédito (em até duas vezes) ou empenho.

Informações: qualificacao@senge.org.br

Telefone: (51) 32301632