inscrições abertas

Faltam

25 dia(s)

para encerrar as inscrições!

Qualificação: Curso - Química

Operação e Manutenção de Lodos Ativados – 3ª edição

Realização

  • Realização

Objetivo

Contemplar observações que são úteis para o operador verificar antes de receber algum tipo de influente ao sistema, com vistas a evitar problemas crônicos e agudos que se refletirão durante todo o processo operacional, onde dentro das unidades constituintes do Sistema de Lodos Ativados, já contiver despejo a ser tratado.

 

Público Alvo

Técnicos, Biólogos, Químicos, Engenheiros Químicos, Civis e Ambientais, Estudantes e pessoas responsáveis pelo sistema de tratamento de efluentes líquidos domésticos e/ou industriais.

 

Pré-requisitos

Para este curso não há pré-requisito

 

Programa

Controle do Processo

Essa parte apresenta as várias estratégias comumente usadas para o perfeito controle e operação adequada do Sistema de Lodos Ativados. Rotinas operacionais e procedimentos, bem como etapas de carregamento orgânico, avaliações e problemas operacionais comumente encontrados estarão explicitamente apresentados passo a passo, bem como exemplos detalhados de cálculos, interpretação e aplicação de testes de controle.

 

Fundamentos de Processo

Essa parte contém os conteúdos e conceitos fundamentais do tratamento biológico tipo Lodos Ativados. Seu completo entendimento é de fundamental importância para se obtiver o sucesso no controle do processo. Seu desconhecimento se traduzirá numa operação desastrada e sofrível, tendo como produto final, um efluente de qualidade muito baixa e fora dos padrões ambientais vigentes. Serão apresentadas, detalhadamente, passo a passo, exemplos de cálculos, interpretação e controle de parâmetros necessários para alcançar uma operação compatível com a realidade econômica que hoje impera em nosso País.

 

Controle Laboratorial

Essa parte é importante, e normalmente desprezada e/ou desconhecida pelos operadores. Como um Tratamento Biológico tipo Lodos Ativados, pode funcionar sem o conhecimento de certos procedimentos laboratoriais? Então, nessa parte o aluno encontrará, práticas laboratoriais simples e de fácil execução, explicadas passo a passo, que são importantíssimas ferramentas auxiliares, para o acompanhamento e controle, para ter-se uma operação econômica e eficaz do sistema biológico tipo Lodos Ativados.

 

Ajuda Rápida

Guia Rápido, para encontrar as soluções, para os diversos problemas operacionais apresentados e discutidos. É uma espécie de “Pronto Socorro” para onde os colegas, após realizarem o curso, possam recorrer, de forma rápida e direta, no sentido de resolverem seus problemas cotidianos.

 

Instrutor

Mario Peirano

Químico formado pela UFRGS. Possui cursos de Química Analítica Quali e Quantitativa e Técnicas Laboratoriais e Controle de Qualidade, Controle da Corrosão e Qualidade, Metais Pesados e Alumínio: Anodização, Análise Instrumental e Controle de Qualidade, Introdução a Energia Nuclear, Projeto e Tratamento de Despejos Industriais e Domésticos. É especialista em Formação de Auditor Líder ISO 14001, Dimensionamento e Cálculo de Estações de Tratamento de Efluentes Domésticos e Industriais, Engenharia de Proteção Ambiental - Controle da Poluição Hídrica. Mestrado em Engenharia Sanitária e Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental. Escreveu artigos para a revista Setor Couro RS, Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins do RS, Japan International Cooperation Agency – Tóquio, Imperial College of Science and Technology University of London, Revista Tecnicouro RS, Gerenciamento Ambiental, Acqua Limpa e Green Lab Laboratório. Coordenou e ministrou cursos de Introdução ao Tratamento de Despejos Industriais, Tratamento de Despejos de Curtume, Tratamento Biológico de Efluentes Industriais, Operação e Manutenção de Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais, Operação e Manutenção de Sistemas de Tratamento Biológico tipo Lodos Ativados, Remoção Biológica de Nitrogênio em Sistemas de Tratamento Biológico tipo Lodos Ativados, Remoção de Nitrogênio em Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos, Aspectos Práticos na Operação e Manutenção de Lodos Ativados, Operação de Lagoas de Estabilização e Aeradas Prestou Consultoria em Desenvolvimento De Produto, auditoria ambiental, responsável pela Criação e Desenvolvimento de um Polímero Natural, isento de Acrilamida, denominado de ACQUAPOL para ser utilizado como auxiliar de Coagulação no Processo de Tratamento de Água de Abastecimento, para Consumo Humano para SETA S.A., Extrativa de Tanino de Acácia. Participou de projetos sobre dimensionamento, cálculo do Sistema Integrado de Tratamento de Efluentes Líquidos, anodização de alumínio e suas ligas em escala industrial, estação de moagem de calcário, obtenção em escala industrial de benzoato de benzila, controle e prevenção da poluição. Elaborou os padrões de emissão para efluentes líquidos industriais para os Distritos Industriais de Cachoeirinha, Gravataí, Itapetinga.

Carga Horária

32 horas

Observações

A confirmação do curso será formalizada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

A organização/coordenação reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamento de inscrição por parte do participante, deverá ser efetivada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

No valor do curso estão incluídos material didático, coffee break e certificado.

Na categoria estudante (alunos de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado), deve ser apresentado o comprovante de matrícula vigente.

O pagamento pode ser feito por boleto no valor único, cartão de crédito em até três vezes (American, Banricompras, Visa, Mastercard, Hipercard, Elo) ou empenho.

Informações: qualificacao@senge.org.br - Telefone: 51 3230 1622